Horários de atendimento:
Seg. a Sex. 8h às 23h | Sab. 8h às 21h | Dom. 10h às 16h
0800 Live TIM
0800 729 0291
0800 770 5900
Live TIM Phone
Ligamos para você em até 60 segundos!
Contato enviado com sucesso!
Entraremos em contato o mais rápido possível.
Oops! Something went wrong while submitting the form.

Email

O que é e-mail?

O e-mail é um serviço de troca de mensagens, através de meios eletrônicos. O termo pode ser utilizado tanto para designar o serviço, que faz usos de tecnologias como POP3 e IMAP, quanto a mensagem transmitida através dessas tecnologias.

Podemos chamar de e-mail tanto as mensagens transmitidas via internet, quanto aquelas trocadas através de redes locais, visto que as tecnologias envolvidas são as mesmas.

A grafia do termo varia entre um guia de normas e outro, sendo as mais comuns, atualmente, e-mail e email. A forma plural mais comum é aquela que não sofre flexão de número, permanecendo inalterado, contudo, pode-se utilizar o termo e-mails ou emails.

Quem inventou e e-mail?

A invenção do e-mail confunde-se com a da própria internet, sendo o e-mail, ligeiramente, mais antigo, sendo fundamental para a criação da rede mundial de computadores.

A primeira vez que uma mensagem foi transmitida entre dois computadores data de 1965, possibilitando a comunicação entre diversos usuários de um mesmo mainframe. Nesses primeiros anos, instituições como o MIT, foram cruciais para a criação de protocolos de comunicação para o envio de mensagens.

Com a criação da ARPANET, registra-se a primeira troca de mensagens entre dispositivos distantes, em 1969. Em 1971, institui-se o sinal @ para separar o nome do usuário e da máquina. Desde então, a tecnologia se popularizou e atingiu quase a totalidade dos usuários de internet do mundo. A maior parte dos provedores de internet e hospedagem de sites e conteúdo dispõem de serviços de e-mail para seus assinantes ou, por vezes, não assinantes, oferecendo o serviço gratuitamente.

Como funciona o email?

O princípio é o mesmo do funcionamento de qualquer troca de mensagens. O remetente envia a mensagem ao destinatário, através de um sistema dedicado a isso. Esses sistemas, atualmente, funcionam usando uma interface gráfica e, geralmente, intuitiva. A maioria dos sistemas operacionais já conta com um programa para envio e recebimento de e-mail instalado de fábrica. Mas é possível instalar programas alternativos, com funcionalidades diversas.

Esses programas podem oferecer os serviços de servidor de e-mail (responsáveis por direcionar as mensagens aos destinatários) ou, apenas, clientes de e-mail (que apenas fazem uso dos servidores), que é o uso mais comum.

Existem, atualmente, 3 tipos de protocolos de comunicação principais, usados pelos servidores de e-mail. O POP3 e o IMAP, que, resumidamente, gerenciam os serviços a nível do usuário (parte do endereço de e-mail antes da @), e o SMTP, responsável pelos servidores (o restante do endereço de e-mail, também chamado de domínio).

Após sair da máquina de origem, o e-mail será enviado ao servidor de e-mail, passando, caso necessário, por computadores intermediários. Em seguida, também fazendo uso de intermediários, caso preciso, este e-mail será entregue ao destinatário. No caso de remetente e destinatário fazerem uso de servidores de e-mail distintos, existirá, obrigatoriamente, a comunicação entre estes servidores.

Criar email

Primeiramente, você deve escolher qual serviço de e-mail você deseja contratar. Muitos deles são gratuitos e oferecem funcionalidades que servem a maioria das pessoas. Entretanto, você pode optar por opções pagas se deseja um domínio personalizado ou maior armazenamento em seu e-mail. Também se deve escolher se usará um cliente de e-mail local (instalado em seu computador) ou online. Clientes locais podem armazenar os e-mails na máquina, no servidor de e-mail ou em ambos. Clientes online apenas armazenam os e-mails no servidor.

Após escolher e contratar o serviço, basta criar um nome de usuário, que não pode ser igual a nenhum outro usuário cadastrado naquele servidor, e uma senha. Esta deve ser uma senha forte, de preferência contendo letras maiúsculas e minúsculas, números e caracteres especiais, para evitar o acesso a seu e-mail por pessoas não autorizadas.

Entrar no email

Você deve acessar o seu cliente de e-mail, independente de ele ser um cliente local ou online. Uma vez feito isso, basta fornecer seu usuário (geralmente, o próprio endereço de e-mail) e sua senha, previamente criada.

Caso você esqueça a senha, existem mecanismos para recuperá-la ou, mais recomendável, alterá-la e, assim, acessar seu e-mail. Alguns serviços podem fornecê-la mediante a resposta correta de uma pergunta, previamente, estabelecida. Outros farão a recuperação enviando um código ou link de recuperação para um número de telefone ou outro e-mail cadastrado.

Existe, ainda, a opção de você manter seu cliente, permanentemente, logado ou suas senhas salvas. Só habilite essa opção caso você não compartilhe seu dispositivo ou apenas o compartilhe com quem já está autorizado a usar de sua conta de e-mail.

Abrir email

Uma vez logado no servidor de e-mail, você precisa localizar a mensagem que deseja abrir. Em seguida, basta clicar sobre ela e o e-mail será aberto. Alguns clientes de e-mail entendem um clique somente como seleção de uma mensagem, sendo, então, necessário um duplo clique para abrir a mensagem de e-mail.

Enviar email

Primeiramente, você deve redigir o mesmo. Localize, em seu cliente de e-mail, a opção Escrever/Redigir ou alguma opção semelhante. Após isso, você precisa escrever o endereço de e-mail do destinatário da mensagem. É possível enviar para mais de uma pessoa, separando os endereços por ponto-e-vírgula. Também é possível buscar os endereços em sua lista de contatos, procurando pelos nomes atribuídos a eles. Muitos serviços de e-mail salvam os endereços de e-mail, automaticamente, após você enviar ou receber um e-mail desta pessoa. Também é possível replicar esse e-mail para outras pessoas, sem que o destinatário principal fique sabendo, usando o campo cópia oculta.

Em seguida, especifique o assunto e escreva a mensagem que deseja enviar. É possível, caso queira, enviar um e-mail que não contenha o assunto e/ou mensagem. Também é possível enviar arquivos anexos ao e-mail. O tamanho e os tipos de arquivos que podem ser enviados variam de serviço de e-mail para serviço de e-mail. Após isso, basta clicar em enviar. Uma cópia da mensagem ficará arquivada na sua pasta de mensagens enviadas.

Outra maneira de enviar um e-mail é respondendo um e-mail recebido. Para isso, clique na opção responder após abrir ou selecionar o e-mail. Em seguida, escreva a mensagem e clique em enviar. Aqui não é necessário modificar o assunto ou digitar o endereço de e-mail do destinatário, a não ser que se queira acrescentar ou modificar o conteúdo original.

Também é possível encaminhar uma mensagem recebida, clicando em encaminhar após abrir ou selecionar o e-mail. Aqui é possível alterar o assunto e conteúdo do e-mail e é obrigatório o preenchimento do endereço de e-mail do destinatário. O envio é semelhante aos casos já citados.

Configurar email

A maioria dos clientes de e-mail possuem a opção de configuração dentro de si. Clicando nesse menu, você poderá alterar a aparência do seu e-mail, configurar mensagens automáticas, definir uma assinatura de e-mail e, até mesmo, opções mais avançadas, que dizem respeito aos servidores de e-mail.

Email marketing

Como o próprio nome pode sugerir, é o uso do e-mail para envio de material publicitário. Este envio obedece a normas e padrões pré-estabelecidos e faz uso de análise de efetividade da campanha. Também é possível solicitar, ativamente, o recebimento de um material desejado ou o bloqueio de um material indesejado.

Assinatura do email

Em meio às configurações de e-mail, é possível definir uma assinatura, que aparecerá no final de cada e-mail que você enviar, responder ou encaminhar. Esta assinatura poderá conter texto simples ou formatado, imagens ou ambos.

Veja mais posts TIM Live
2/3/2020
Email
A invenção do e-mail confunde-se com a da própria internet, sendo o e-mail, ligeiramente, mais antigo, sendo fundamental para a criação da rede mundial de computadores.
2/3/2020
Internet Banking
Graças ao internet banking, hoje conseguimos resolver praticamente tudo do banco sem enfrentar filas. Conheça mais sobre uma das maiores facilidades que a internet trouxe para nossa vida. Santander | Caixa | Banco do Brasil | Itaú
2/3/2020
Telefone Fixo
Telefone fixo é a linha telefônica atrelada ao endereço físico de residências ou empresas, podendo ser utilizada ser utilizada como comprovante de endereço assim como a conta de energia elétrica. Conheça o valor dos nossos planos de telefone fixo.
Nós ligamos para você!
X
Preencha os dados abaixo e
ligamos para você em até 1 minuto!
Seg. a Sex. 8h às 23h | Sáb. 8h às 21h | Dom. 10h às 16h
Formulário enviado com sucesso!
Entraremos em contato o mais rápido possível.

Nosso horário de atendimento é de segunda a sexta das 9h às 21h.
Oops! Something went wrong while submitting the form.