Horários de atendimento:
Seg. a Sex. 8h às 23h | Sab. 8h às 21h | Dom. 10h às 16h
0800 Live TIM
0800 729 0291
0800 770 5900
Live TIM Phone
Ligamos para você em até 60 segundos!
Contato enviado com sucesso!
Entraremos em contato o mais rápido possível.
Oops! Something went wrong while submitting the form.

e-sports

Você sabe o que são e-sports? Quem joga online sabe do que estamos falando, mas se nunca ouviu falar desse termo, prepare-se! Com a evolução da internet banda larga e com a internet fibra ótica da TIM Live no Brasil, cada vez mais o termo e-sport vai ficar cada vez mais conhecido.

O que são e-sports?

E-sports é a abreviação de “electronic sports”, ou esportes eletrônicos em português. Como o nome já diz, são esportes que podem ser praticados no mundo digital principalmente por meio de jogos multiplayers online!

Para fazer uma comparação, e-sports são como as olimpíadas que você conhece, com a diferença de que todas as modalidades esportivas são disputadas online por atletas digitais de todo o mundo em seus computadores superpotentes, que se conectam com servidores globais via internet. Muitas das partidas são disputadas entre times que se encontram em uma sala especial e podem são transmitidos em tempo real para todo o mundo! 

Neste publicação você vai entender como esses jogos online funcionam, quem são os atletas e modalidades, e como esse “novo” tipo de esporte promete fazer cada vez mais parte da vida dos fanáticos por games. 

Praticar e-sports x jogar videogame

Embora muitos achem que praticar e-sports e jogar videogame seja a mesma coisa, vamos começar derrubando alguns mitos e preconceitos sobre os e-sports que muitos ainda têm no Brasil. 

Praticar e-sports não é o mesmo que apenas jogar videogame com os amigos por mero lazer. Apesar de ser divertido, os jogadores profissionais (que chamamos de gamers) treinam duro e a sério, muitas vezes oito horas por dia todos os dias. 

Além disso, como os atletas das modalidades físicas do esporte, muitos gamers precisam sacrificar partes de sua vida (como faculdade ou aquele churrasco com os amigos) para se dedicarem ao treino. Não é como o jogador comum que joga quando tem tempo, ou apenas para relaxar.  

Embora cada jogador (player) fique em seu próprio PC Gamer, isso não significa que os jogos de e-sports sejam solitários. Jogadores profissionais costumam se reunir em times para disputar os campeonatos em modalidade multiplayer online: jogos como League of Legends, Dota 2 e Counter Strike.

Equipes de e-sports precisam estar totalmente sincronizada, desenvolver estratégias e táticas perfeitas para superar o time oponente. 

E claro: como todo jogo online multiplayer, eles precisam dos melhores servidores e a internet banda larga mais rápida possível para se dedicarem aos treinos sem prejudicar a sua performance. Uma internet como a TIM Live é perfeita para quem busca o alto desempenho em e-sports.

História do e-sports

Você percebeu que dissemos lá em cima que o e-sport é um “novo” tipo de esportes, não é? Pois então: o novo está entre aspas porque, na verdade, os e-sports já existem há muito tempo, antes mesmo da internet ter sido inventada e a banda larga existir no mundo todo.

A primeira partida de e-sports que temos notícia foi disputada entre alunos da Universidade de Stanford em 1972! Na época, os alunos organizaram um campeonato de videogames utilizando os computadores da renomada universidade. O prêmio máximo? Um ano de assinatura da revista Rolling Stones. Nada mal para o primeiro campeonato!

O campeonato deu tão certo que em 1981 a Atari, que já produzia games famosos, oficializou o primeiro campeonato mundial de seu maior sucesso da época: o hoje clássico space invaders.

O que era um joguinho de nave muito simples (mas avançadíssimo para a época) juntou mais de 10 mil jogadores em uma lan house criada exclusivamente para o evento. Isso mesmo: 10 mil pessoas! Como ainda não existia a internet que conhecemos hoje, a conexão foi feita em rede interna, como acontece com os computadores de uma empresa.

Mas nessa época, a Atari ainda não tinha seu videogame próprio. Até então, todos os jogos virtuais e campeonatos de e-sports amadores eram disputados em computadores conectados em rede. Os consoles de videogames só começaram a ser criados e se popularizarem na década de 90. E foi nessa época que a Nintendo criou a sua primeira “olimpíada” de jogos da produtora com um evento enorme que ocorreu na Universal Studios.

Aconteceram várias etapas de qualificação e, no final, 132 pessoas chegaram às finais e tiveram suas partidas transmitidas pela TV. E esse foi só o começo.

E-sports no mundo hoje

A globalização e a internet banda larga cada vez melhor fizeram com que os e-sports fossem cada vez mais conhecidos a partir dos anos 2000. Os campeonatos ficaram maiores, melhores, mais diversificados e multinacionais, podendo chegar a prêmios de até 10 mil dólares! O Brasil competiu e ainda compete em alguns dos campeonatos (vamos falar sobre isso no próximo tópico).

Hoje, assim como o Brasil é o país do futebol, podemos dizer que o país dos e-sports é a Coreia do Sul! Um país com aproximadamente 50 milhões de pessoas das quais 26 milhões, mais da metade, são gamers! A cultura do e-sport lá é tão, mas tão forte, que seus jogadores são celebridades que fazem até propagandas na TV. Além disso, eles possuem estádios dedicados aos eventos com milhares de torcedores assistindo às partidas dos telões - como nossos shows!

E para quem quer assistir do conforto do seu lar pela internet banda larga (que é muito boa na Coreia do Sul), há dois canais de TV que passam todas as partidas 24h por dia! 

E-sports no Brasil

A cultura do e-sports ainda não é tão difundida no Brasil, com seus mais de 200 milhões de habitantes e só 43 milhões deles sendo considerados gamers. Entretanto, nós temos sim os nossos craques e até times dedicados aos esportes eletrônicos. 

Fabio, cujo nick nos e-sports é Venon, é o top player da equipe PaiN Gaming e é jogador profissional de League of Legends. Na sua vida, o craque decidiu trancar a faculdade e os estudos e pedir ajuda aos pais para investirem no seu futuro como gamer profissional. E deu certo!

O sucesso também se deve ao fato de cada vez mais patrocinadores, investidores e apoiadores estarem se juntando à tendência dos e-sports. E agora, a TIM tem orgulho de dizer que também é um desses patrocinadores! 

TIM Live e e-sports

A TIM Live, a internet banda larga ultrafibra da TIM, vai patrocinar a PaiN Gaming rumo à vitória em seus campeonatos de e-sports durante o próximo ano!

A partir de agora, a conexão mais rápida do Brasil estará junto dos times da PaiN de League of Legends, Dota 2, Counter Strike, Rainbow Six Siege, Clash Royale e Arena of Valor. 

Nosso patrocínio estará tanto na camiseta oficial dos times como em suas redes sociais. Ou seja: no próximo campeonato de e-sports, você poderá ver a TIM jogando no mesmo time.

Juntos, vamos fazer os e-sports do Brasil crescerem como nossa internet banda larga: na velocidade da luz!

Veja mais posts TIM Live
10/10/2019
TIM
Telefone ilimitado, internet ultraveloz, canais exclusivos e muito mais. Conheça agora um pouco mais sobre a TIM, uma das maiores empresas de telecomunicações do mundo e que hoje já é parte da vida de milhões de brasileiros.
10/10/2019
e-sports
TIM Live é patrocinadora oficial da melhor equipe de e-sports do Brasil. Agora, a conexão mais rápida do Brasil estará junto dos times da PaiN de League of Legends, Dota 2, Counter Strike, Rainbow Six Siege, Clash Royale e Arena of Valor. 
10/10/2019
Internet Banking
Graças ao internet banking, hoje conseguimos resolver praticamente tudo do banco sem enfrentar filas. Conheça mais sobre uma das maiores facilidades que a internet trouxe para nossa vida. Santander | Caixa | Banco do Brasil | Itaú
Nós ligamos para você!
X
Preencha os dados abaixo e
ligamos para você em até 1 minuto!
Seg. a Sex. 8h às 23h | Sáb. 8h às 21h | Dom. 10h às 16h
Formulário enviado com sucesso!
Entraremos em contato o mais rápido possível.

Nosso horário de atendimento é de segunda a sexta das 9h às 21h.
Oops! Something went wrong while submitting the form.