Horários de atendimento:
Seg. a Sex. 8h às 23h | Sab. 8h às 22h | Dom. 8h às 20h
0800 Live TIM
0800 501 9970
0800 501 9970
Live TIM Phone
Ligamos para você em até 60 segundos!
Contato enviado com sucesso!
Entraremos em contato o mais rápido possível.
Oops! Something went wrong while submitting the form.

Antivírus

Entenda Neste artigo, vamos mostrar para você como se proteger de hackers e programas maliciosos (os vírus) em seu computador e celular com bons antivírus e cuidados simples e eficientes ao navegar. 


Ah, e uma ótima notícia: quem tem TIM Live Fibra e Ultrafibra está ainda mais seguro porque já conta com TIM Live Protect em todos os planos. Quer saber mais? Continue lendo!

O que é antivírus?


Muitas pessoas podem não saber o que é um antivírus e por isso, terem receio de instalar um acreditando que eles também podem vir com vírus. Afinal, é assim que as vacinas humanas funcionam: elas carregam vírus fragmentados ou inoperantes para nosso sistema imunológico “treinar” técnicas de combatê-lo.


Mas não se preocupe: o antivírus é um programa de computador como qualquer outro que você possui. Entretanto, ele tem uma função diferente: ele fica monitorando os arquivos de seu PC, entradas USB, e-mails e contas em busca de softwares e códigos maliciosos. 


Assim, o antivírus vai observando as atividades do seu computador e te avisando caso algo suspeito aconteça.  


Então é muito importante que você possua um antivírus antes mesmo de navegar pela internet ou acesse um pendrive em suas entradas USB, uma vez que a maioria dos vírus se propaga dessa forma.  


Agora que você sabe o que é um antivírus, vale a pena saber quais são os tipos de vírus que existem na rede. 

Tipos de vírus


Boots

O vírus de boot infecta a parte de inicialização do sistema operacional. Assim que ele é ativado, quando o disco rígido é ligado ou carregado, boot pode fazer com que seu computador não ligue, por exemplo.


Worms 

Um worm é um vírus chamado de “verme” porque é configurado para atacar o seu PC. Ele se hospeda na sua máquina e vai prejudicando ela aos poucos, atacando arquivos importantes para o sistema operacional.  


Spywares

Os spywares são vírus que espionam seu computador e o que você está fazendo nele. Um spyware pode copia suas senhas de banco, por exemplo. Muito cuidado com eles!


Phishing  

Phishing vem do verbo em inglês “pescar” (fishing), e a maioria hoje são os cavalos de troia. Os hackers criam sites e e-mails falsos, muito parecidos com aqueles que você costuma utilizar, pedindo suas informações pessoais, como senhas e dados bancários. Uma vez que você for enganado, eles utilizam essas informações para acessar seu banco e roubar seu dinheiro, por exemplo. 

Como funcionam os antivírus?


Para saber como funcionam os antivírus, pense da seguinte forma: quando você faz download do seu, ele já vem internamente com uma espécie de "banco de dados" repleto de informações dos vírus que existem na internet. Esse banco de dados é alimentado pelas empresas de antivírus a todo momento sempre que descobrem novas ameaças. 


Quando o antivírus encontra um arquivo suspeito, compara com o seu banco de dados e se as informações forem idênticas, ele pode eliminar o arquivo caso possua inteligência e tecnologia para isso. 


Outra maneira do antivírus funcionar é movendo o arquivo para a “quarentena”. Neste caso, seu antivírus pode pedir para você enviar o arquivo suspeito para uma pasta interna no próprio antivírus e que vai isolar o arquivo específico do seu PC. Depois disso, você pode escolher se deseja devolver o arquivo para o local de origem ou eliminá-lo de uma vez. 


O problema é saber como o antivírus funciona quando esse banco de dados não está atualizado e um vírus mais novo invade seu computador. Neste caso, o software não vai detectar a ameaça. Por isso, para seu antivírus funcionar adequadamente, é sempre importante você mantê-lo atualizado sempre.  


Mas como o antivírus funciona para “prevenir” ataques em vez de apenas remediar? Os antivírus mais atuais possuem uma técnica chamada "eurística". É o popular desconfiômetro: ele observa a movimentação dos dados de seu computador e a maneira como os arquivos e programas estão se comportando. Se ele desconfiar que aquele comportamento seja de um vírus, ele dará a opção de mover o arquivo para a quarentena.  

Instalar antivírus


Instalar um antivírus para computador geralmente é simples e prático, mas pode variar da marca de antivírus que você escolher. 


Por isso, vamos explicar de uma maneira geral os passos mais comuns para instalar um antivírus:


  1. Primeiro, escolha um site de downloads de sua preferência. O mais famoso é o Baixaki. 


  1. Na ferramenta de busca do site, procure o nome de seu antivírus predileto.


  1. Caso ainda não tenha escolhido, utilize a mesma ferramenta de busca para pesquisar mais informações, resenhas e comentários dos usuários.


  1. Se já tiver escolhido o seu, lembre-se de escolher uma versão gratuita. Normalmente, os sites de download já informam quando é uma versão grátis por tempo indeterminado (chamada de “free”) ou por um período (trial).


  1. Em seguida, clique no botão “fazer download” e siga o processo normalmente, como você faz com qualquer outro software.


  1. Após baixar o programa executável do seu antivírus (normalmente é um arquivo cuja extensão é “.exe”) clique nele e comece o processo de instalação. As instruções também variam de acordo com o antivírus, mas em geral são muito simples, bastando clicar nas opções que aparecerem na tela. 


  1. Ao terminar de instalar, o antivírus pode pedir por atualizações (que devem ser baixadas na própria janela de instalação) ou começar a funcionar normalmente.  


  1. Além da atualização, alguns programas exigem que o usuário faça o seu registro na Internet. Isso é feito com questão poucos minutos.


  1. Pronto! O seu computador estará seguro.


Antivírus para celular


Existem muitos antivírus para celular na Google Playstore (Android) e na loja da apple (iOS). Muitas pessoas que utilizam esses antivirus acham mesmo que estão protegidos. Entretanto, nem sempre é assim. 


A eficiência de antivírus para celular é duvidosa porque muitas vezes eles não possuem a verificação em tempo real (como acontece nos computadores) e quando possuem essa função, normalmente são pagos.


Outro motivo para ficar com pé atrás sobre antivírus para celular é o fato de muitos utilizarem bancos de dados open source, que nem sempre são atualizados ou não possuem dados confiáveis. 


Além disso, muitos antivírus para celular nem sempre funcionam bem porque, além de não detectarem realmente as ameaças, acabam utilizando muito do processamento do celular por possuem funcionalidades como otimizadores de bateria, bloqueadores de chamada e de aplicativo, etc - que nem sempre realizam sua tarefa muito bem.  


É claro que existem outros aplicativos muito bons para celular. São eles:


Antivírus bons para celular (android)

  • Dr.web
  • Kaspersky
  • Avira
  • Avast


Agora, a pergunta que não quer calar: realmente é necessário utilizar antivírus para celular? Há muitos especialistas dizendo que não. Mas por quê?

 

Se o antivírus do seu celular faz verificação em tempo real (quase nunca gratuita), você terá uma dupla verificação dos arquivos: a primeira feita pela própria loja do Android ou do iOS, a segunda por você.


Entretanto, se você mantém seu sistema operacional sempre atualizado e não é do tipo de usuário que baixa arquivos fora da Playstore, não há tanta necessidade de um antivírus para celular. É muito raro acontecerem problemas. 


Se mesmo assim você quiser ter um antivírus para celular, não há problema. Você pode testar!    

Instalar antivírus para celular


Instalar um antivírus para celular é basicamente igual a instalar qualquer outro aplicativo em seu smartphone.  


  1. Acesse a loja do seu dispositivo pelo celular. Se for Android, é a Playstore. Se for iPhone, é a Apple Store.
  2. Procure o antivírus que você deseja instalar na loja. Você pode ver a pontuação do aplicativo, número de downloads, comentários e resenhas de outros usuários para tomar a melhor decisão.
  3. Encontrou o antivírus que você deseja instalar? Basta tocar no botão “instalar” e esperar o download ser concluído.
  4. Uma vez instalado, seu antivírus está pronto para funcionar.  

Diferença entre antivírus para pc e celular

A diferença entre antivírus para celular e computador está muito mais ligada no tipo de uso que você faz dos dois aparelhos. Ou melhor dizendo: na necessidade que cada um tem para sua proteção de dados. 


Via de regra, o celular é mais seguro que o PC. Isso porque você normalmente só baixa aplicativos das lojas oficiais do seu smartphone, e a própria loja não permite que apps maliciosos estejam em seu catálogo. 


Além disso, apesar de ser possível fazer cada vez mais coisas no celular, o computador ainda tem muito mais funcionalidades. E quanto mais funcionalidades um aparelho tem, mais difícil é deixá-lo seguro!  


Agora você deve estar se perguntando: “Certo, mas qual a diferença entre antivírus para PC e celular na prática?” Por conta de tudo isso, há algumas diferenças:


  • Antivírus para computador são mais completos. Afinal, precisam mais.  
  • Antivírus para celular, apesar de mais simples, trazem funcionalidades que um PC não precisa, como rastreamento de telefone em caso de roubo, bloqueador de aplicativos, economia de bateria, entre outras.
  • Antivírus para computador trazem funcionalidades diferentes: alguns possuem varredura de e-mails, histórico de escaneamento, e assim por diante.
  • Antivírus para celular possuem dados de vírus coletados na rede e muitos são bases open source (contribuição de outros usuários), enquanto antivírus de computador possui normalmente uma equipe de segurança da informação trabalhando nisso.

Melhor antivírus

Saber qual é o melhor antivírus pode ser algo na internet: há várias opções disponíveis e as ameaças não param de crescer pela rede. 


Entretanto, no geral, um bom antivírus possui bancos de dados mais completos e atualizados, opções de varredura em tempo real, interface amigável (não adianta ter o melhor antivírus e não saber usá-lo, certo?), boa taxa de acerto, ferramentas úteis e quanto mais leve seu funcionamento e menor seu uso do processador, melhor para não travar seu PC. 


Por tudo isso, o melhor antivírus também é uma questão de gosto pessoal. Vamos listar aqui os melhores de acordo com a maioria dos portais de tecnologia e especialistas do mercado: 


  • Avira Antivirus
  • 360 Total Security
  • Avast Antivirus
  • AVG AntiVirus
  • Windows Defender
  • Kaspersky  
  • F-Secure
  • McAfee Plus
  • Bitdefender Plus
  • ESET NOD32  

Apesar desses serem excelentes antivírus, é muito importante você saber que não existe antivírus perfeito. Por isso, a sua segurança também depende dos seus hábitos:

Dicas de segurança para PC


- Em desktops não existe uma loja que cuida da atualização de todos os aplicativos, então você precisa ficar sempre atento a isso.

- Como é mais fácil instalar programas (você encontra em toda a internet, não só nas lojas), é melhor prestar atenção a todos os links que você clica. 

- No seu navegador de internet, veja sempre se o site que você acessou possui um ícone de cadeado antes do endereço. Isso significa que o site possui criptografia.    

Dicas de segurança para celular


- Quando comprar o seu, verifique se há suporte do fabricante e se ele é atualizado constantemente. Isso corrige possíveis falhas. 

- Crie uma boa senha de bloqueio e configure bloqueio automático quando não estiver usando.

- Instale apenas os aplicativos a partir da loja do seu smartphone.   

- Não faça nenhum tipo de "jailbreak" 

- Desabilite sempre a opção de instalar aplicativos de fontes desconhecidas.

- Não clique em qualquer link que enviarem a você via SMS ou mensagem no whatsapp.  

- Tenha cuidado ao instalar aplicativos que aparecem via outros aplicativos.  

Existe antivírus grátis?

 

Sim, existe antivírus grátis e muitos deles são realmente bons. Você pode experimentar alguns desses:

 

  • Avast  
  • Avira  
  • AVG  
  • 360 Total Security

Existem outros que são grátis para testar, ou também possuem versões pagas e essas versões incluem algumas funções extras. 

 

Essas funções variam de programa para programa. Alguns darão proteção para emails, ferramentas extras de remoção de arquivos, gerenciar atualizações, etc. Sempre vale a pena considerar os serviços adicionais caso você escolha investir em uma melhor proteção. 

Assinando TIM Live ganho antivírus?


Sim e muito mais! Quando você assina TIM Live Fibra ou Ultrafibra em qualquer plano, ele já vem com o TIM Protect como um dos benefícios exclusivos. Com TIM Protect, seus arquivos estão sempre salvos e protegidos na nuvem. 


Se você já possui um plano TIM Live Fibra ou Ultrafibra e ainda não conta com os benefícios do TIM Protect, cadastre-se agora mesmo e aproveite! 

O que é TIM protect?

TIM Protect é o sistema de segurança da TIM Live Fibra e Ultrafibra para tornar não apenas suas conexão, mas seus arquivos pessoais sempre protegidos na nuvem.


TIM Protect é muito mais do que antivírus: é um pacote completo de soluções de segurança a armazenamento de dados para sua casa e para sua família. Confira todas as funcionalidades:  


TIM PROTECT WIFI

Seus dados protegidos em qualquer Wi-fi, de rede pública ou privada.


TIM PROTECT FILHOS

Para monitorar e proteger as atividades dos seus filhos na internet, deixando as crianças livres de contato com conteúdo impróprio.


TIM PROTECT BACKUP

Seus arquivos mais importantes arquivados em uma plataforma segura, com 150gb de espaço livre para você usar como quiser.


TIM PROTECT SEGURANÇA

O pacote completo de proteção online. Previna-se contra vírus e invasões digitais.


Veja mais posts TIM Live
2/3/2020
Velocidade de Internet
Assistir filmes, ouvir música, jogar online, baixar e enviar arquivos! Para aproveitar ao máximo sua internet você precisa de uma conexão em ultra velocidade e ultra velocidade é na TIM Live. Veja como aumentar a velocidade da internet no pc e wi fi.
2/3/2020
Email
A invenção do e-mail confunde-se com a da própria internet, sendo o e-mail, ligeiramente, mais antigo, sendo fundamental para a criação da rede mundial de computadores.
2/3/2020
TIM Live vs Coronavírus
A TIM Live visa atender a todos os clientes home office com a melhor qualidade de internet fibra neste momento que estamos passando, que é primordial evitar o contato, aglomerações e deslocamentos devido ao coronavírus.
Nós ligamos para você!
X
Preencha os dados abaixo e
ligamos para você em até 1 minuto!
Seg. a Sex. 8h às 23h | Sáb. 8h às 22h | Dom. 8h às 20h
Formulário enviado com sucesso!
Entraremos em contato o mais rápido possível.

Nosso horário de atendimento é de segunda a sexta das 9h às 21h.
Oops! Something went wrong while submitting the form.
Precisa de ajuda?
1