CENTRAL DE VENDAS:
Whats App

Backup: Saiba o que é e como fazer

Tecnologia

Olá, povo que segue o blog! Já parou pra pensar se os seus dados, como arquivos, fotos, vídeos, entre outros, estão seguros? Para não perder nenhuma informação importante, é recomendado fazer um backup de vez em quando. Ou seja, sempre que puder, o ideal é fazer uma cópia dos dados pessoais salvos nos dispositivos eletrônicos para evitar problemas futuros.

O que é Backup?

Antes de tudo, vamos entender o que é Backup. Trata-se de um procedimento preventivo, ou se preferir, a cópia de segurança de arquivos importantes que estão alocados em equipamentos como computador, celulares, tablets a fins.

Leia mais: Fortnite – o jogo eletrônico da Epic Games que conquista fãs pelo mundo todo

Importância de Fazer um Backup

E qual a importância de fazer um Backup? A principal função é evitar transtornos, pois se os seus dados estiverem salvos apenas em um local, eles não estão tão protegidos assim. Por exemplo, seu computador pode queimar ou dar algum pane irreversível, e aí o que fazer com os arquivos? Se você tiver um Backup deles, não irá passar por nenhum aborrecimento.

Cuidados antes de fazer um Backup

Acima de tudo, vale fazer um Backup dos arquivos originais ou daqueles que você considera importante e não quer perdê-los de jeito nenhum. Se puder, faça a cópia de segurança em mais de uma mídia, ou até na nuvem. Dessa maneira, suas informações estarão salvas em diversos locais.

Tipos de Opções de Backup

Agora, vamos falar sobre os tipos de Backup. Existem opções variadas para isso, e a cópia pode ser feita na nuvem ou em mídias físicas, como CD, DVD, pen drive ou HD externo. Trataremos desses pontos a seguir.

Leia também: A Netflix e o Paramount+ estão na TIM Live. Saiba como ativá-los

Mídia Física, CD ou DVD

Conforme citamos anteriormente, é possível fazer um Backup em uma mídia física, CD ou DVD e muito mais. Esses itens podem ser comprados facilmente em lojas de departamento e variam na sua capacidade de armazenamento. Portanto, veja qual o tamanho dos arquivos que você pretende salvar e utilize uma dessas opções.

Pen-Drive

Os pen drives são bastante utilizados, principalmente para Backups de arquivos leves, como textos em Word ou em PDF, por exemplo. São de tamanho reduzido e muito fáceis de serem transportados, já que cabem no bolso ou em mochilas.

Não deixe de ler: Conheça o Facebook Messenger, a ferramenta de bate-papo online do Facebook

Use um HD externo

Se você tem arquivos grandes para serem copiados, eles vão ocupar um espaço de armazenamento maior. Para isso, use um HD externo e faça um backup completo. Os discos rígidos contam com tamanho suficiente para guardar suas informações com segurança e podem ser conectados a outras mídias, como no desktop, por exemplo.

Backup na Nuvem

O armazenamento em nuvem é um serviço bastante interessante. Com ele, você pode acessar seus arquivos em qualquer lugar, já que a plataforma é online. Existem diversas opções gratuitas para isso, portanto, é só acessar sua conta e verificar a informação que você deseja.

Backup pelo Celular

Nos dispositivos móveis também dá para ter uma cópia de segurança. Geralmente, os usuários salvam fotos, vídeos ou informações mais leves. Entretanto, é recomendado sempre ter um Backup em outras mídias, e não só no celular.

Indicação de leitura: Sabia que tem como melhorar a performance do seu wi-fi? Entenda

Backup no Windows, como fazer?

É preciso fazer Backup no Windows às vezes. Para isso, siga o procedimento abaixo:

  • Primeiramente, vá até o item Iniciar;
  • Em seguida, clique duas vezes na unidade em que o Windows está instalado;
  • Seguindo, abra a pasta chamada “Usuários”;
  • Escolha a pasta que contém os arquivos que você pretende salvar;
  • Finalizando, é só copiar as pastas desejadas da pasta do usuário para o local escolhido na rede.

Como fazer backup do meu Celular?

Neste tópico vamos entender como fazer backup do meu celular. Abra as configurações do aparelho e clique em Backup. Escolha os arquivos que você deseja fazer a cópia de segurança. Ative as opções, e fim de papo.

Backup de Android

No sistema Android existem vários aplicativos que te ajudam a fazer o Backup. Desse modo, dá para guardar fotos, vídeos, mensagens de texto e muito mais, tudo com muita facilidade e segurança.

Leia com atenção: Os detalhes da Champions League você confere aqui

Backup de Iphone

De fato, existe Backup de Iphone. Quando realizada, a cópia de segurança ficará armazenada no iCloud, que é o serviço de nuvem da Apple. Com o app iTunes também dá para fazer o Backup das suas informações.

Backup de Fotos e Vídeos

Ninguém gosta de perder fotos e vídeos salvos no celular, não é mesmo? O Google Fotos é um aplicativo que permite o salvamento de dados como este. Com ele, assim que você bate uma foto ou grava um vídeo, os arquivos automaticamente já são alocados na sua conta do Google. Assim sendo, basta sincronizar com o equipamento desejado e as informações serão disponibilizadas ali.

Como fazer backup do WhatsApp?

Pelo WhatsApp é permitido realizar uma cópia de segurança das suas mensagens, se assim você quiser, usando os sistemas Android ou IOS. Existe o Backup automático e o que é feito periodicamente. O importante é garantir que nenhuma informação valiosa para você seja perdida.

Programas de Backup que podem te ajudar

Com toda a certeza, existem programas de Backup que podem te ajudar.

Veja alguns:

  • Acronis Backup;
  • CrashPlan;
  • Paragon Backup;
  • AOMEI Backupper;
  • O&O AutoBackup 5;
  • Dropbox;
  • OneDrive;
  • Google Drive.

Todos eles possuem funções parecidas, com a finalidade de salvar arquivos que você considere importante. Cabe a você escolher qual deles quer utilizar e aproveitar o espaço de armazenamento para manter sua cópia de segurança.

Falar de tecnologia é um dos nossos pontos fortes, e se você também é um fanático pelas atualidades deste universo, continue seguindo nosso blog e acompanhe as postagens diárias que fazemos.

Ainda não é cliente TIM Live?Ja é cliente TIM Live?
Entre em contato para falar sobre seu plano e tirar dúvidas.

Compartilhe essa página com seus amigos!