CENTRAL DE VENDAS:
Comprar Online

PIN da TIM: Mais Segurança Para o Usuário

Dicas

Atualmente, ninguém vive sem o celular, não é verdade? Seja para o uso pessoal ou profissional, os smartphones já ganharam um lugarzinho no coração e na rotina das pessoas. Inclusive, alguns cidadãos têm mais de um aparelho habilitado. Nesse sentido, a preocupação com a segurança deve estar em evidência. O código PIN é um sequencial de quatro dígitos muito importante dos equipamentos para mantê-los protegidos. Dessa maneira, o PIN da TIM é aquele que será seu guardião em diversas situações.

De praxe, ele vem bloqueado e estará localizado no verso do cartão do TIM chip. Em resumo, ele nada mais é do que uma senha que serve para desbloquear o chip. Geralmente, as operadoras usam um código PIN padrão, portanto, é recomendável que assim que possível essa sequência numeral seja alterada para maior proteção dos seus dados.

É comum que o chip venha com os chamados PIN 1 e PIN 2, cada um com uma funcionalidade diferente. O PIN 1 é a senha principal e serve para bloquear totalmente o acesso ao celular, impossibilitando sua utilização no caso de perda ou roubo, por exemplo. Também é comum sua ativação para impedir chamadas de emergência, realização de ligações indevidas ou envio de SMS por terceiros. Assim sendo, o PIN 2 será usado para o bloqueio de serviços e acesso a certos aplicativos que o próprio usuário vai definir. Em tempos em que a privacidade se tornou assunto mundial, acima de tudo, é bem se precaver ao máximo.

Oferta Imperdível: Tenha Redes Sociais ilimitadas com planos TIM Controle

Código PUK, Você Sabe o que é?

Do mesmo modo, o Código PUK é uma série de números, porém, sua função é outra. Caso você digite o PIN do Celular errado por 3 vezes seguidas, o PUK entrará em ação. Em sua tradução ele significa “Chave de desbloqueio do PIN”. Ele é uma espécie de chave extra que mantém o TIM chip ainda mais seguro. Essa senha também vem inserida no verso do cartão.

Como Descobrir o PIN da TIM?

Conforme citamos anteriormente, o PIN, por padrão, estará disponível no verso do cartão. Se você não possui mais a embalagem (por ter comprado o aparelho usado, por exemplo), ligue para a central de atendimento no *144 ou 1056. Nossos especialistas vão te ajudar a tirar suas dúvidas.

Quero Ativar o PIN da TIM, Como Fazer?

Para que todas as funcionalidades de segurança descritas acima funcionem corretamente, saiba que o PIN da TIM, assim como o PIN de outras operadoras, podem vir desativados. Desse modo, será necessário ativar a função. No caso de aparelhos Android, siga este passo a passo:

  • Primeiramente, acesse as configurações e clique no botão “Segurança”;
  • Em seguida, vá em “Configurar Bloqueio do SIM”;
  • Continuando, você deverá ativar a chave localizada ao lado da aba “Bloquear Cartão SIM”;
  • Ative essa função;
  • Se a senha nunca tiver sido modificada, basta clicar em “Ok, entendi”;
  • Seguindo, insira a senha padrão ou a sua própria, caso já tenha feito esse tipo de mudança;
  • Nisso, as funcionalidades de bloqueio do cartão SIM serão ativadas;
  • Reinicie o smartphone e prontinho!
  • Agora falta alterar o PIN do SIM, portanto, clique nesta opção;
  • O código PIN padrão será pedido, insira-o e clique em “OK”;
  • Escreva o número que deseja e vá em “OK” novamente;
  • Pronto, seu PIN da TIM foi alterado com sucesso!

Agora se você tem iOS, acesse o botão “Ajustes”, depois vá até a aba “Celular” e entre em “PIN do SIM”. O restante do processo é similar ao do Android.

Dica: resolveu ativar o código PIN? Então memorize a senha escolhida, pois, se você a perder, terá que entrar em contato com o atendimento da operadora para manusear o celular.

Código PIN e PUK das Operadoras

Todas as operadoras têm um código PIN, assim como um PUK considerados padrão.

Confira abaixo a relação PIN:

  • TIM: 1010;
  • Vivo: 8486;
  • Claro: 3636;
  • Oi: 8888.

Para saber o PUK de cada uma delas é necessário entrar em contato com a central de atendimento nos seguintes números:

  • TIM: *144 ou 1056;
  • Vivo: 1058 ou*8486;
  • Oi: *144 ou 1057;
  • Claro: 1052.

A confidencialidade do PUK é um pouco maior do que a do PIN, por isso, se faz necessário a ligação para descobri-lo.

Por Que Tanta Precaução?

Os motivos de tantos cuidados em relação às senhas são vários. Contudo, os casos de perda ou roubo são os mais abrangentes. Infelizmente, com a crescente onda de violência no Brasil, principalmente nas grandes metrópoles, o número de roubos à celulares tem crescido.

Na cidade de São Paulo, por exemplo, em pesquisa recente divulgada nos canais de comunicação, como televisão, rádio, jornais e internet, em meados do mês de fevereiro deste ano chegou-se a impressionante constatação de que 84 aparelhos são furtados ou roubados por hora em toda a região. Geralmente, os ladrões estão interessados no mercado de peças. Ou seja, esses smartphones são desmontados e seus equipamentos internos utilizados em lojas que fazem reparos.

É uma situação triste e preocupante para o País como um todo, por isso, cada ação de proteção que conseguimos tomar já ajuda. Seguindo as orientações que foram passadas nesta postagem, com toda a certeza você poderá ativar o PIN da TIM e evitar que os “espertinhos” tenham acesso a suas informações pessoais.

Nos dias de hoje, é comum que as pessoas gravem senhas bancárias, de e-mail, datas importantes e muito mais em seus celulares. Em posse de pessoas erradas, esses dados podem causar diversos problemas ao proprietário do aparelho. Um toque importante é que, se possível, você tenha uma senha diferente para cada um desses recursos.

Precaução com a privacidade e cuidado com senhas de acesso é um tema bastante delicado e que sempre vem à tona nesse período em que as inovações tecnológicas ganham cada vez mais espaço no nosso dia a dia.

Que bom que você ficou conosco até o fim! Aproveite para conhecer as cidades que atendemos Brasil afora.

Proteja-se! Com o PIN da TIM, o sigilo dos seus dados estará em boas mãos: as suas!

Ainda não é cliente TIM Live?Ja é cliente TIM Live?
Entre em contato para falar sobre seu plano e tirar dúvidas.

Compartilhe essa página com seus amigos!

Assine
Online